17 outubro 2012

Projeto Eu Indico


Resenha do livro “Anjo Negro”
Autor: Nelson Rodrigues
Ex-aluna: Fabiana dos Santos – 3º A

 









Eu indico o livro “Anjo Negro” de Nelson Rodrigues. Trata-se de uma história de racismo, amor e ódio. Tudo começa quando uma mulher branca é obrigada a casar-se com um homem negro. Ela era bastante jovem, tinha uns 15 anos. Ele a violentou e ela foi obrigada a se casar com ele. Virgínia teve três filhos negros que morreram, mas o interessante que no meio da história, descobre que era Virginia que matava as crianças porque eram negros, no enterro do terceiro filho, Virgínia conhece o irmão de Ismael seu marido, que se chamava Elias. Ela ao vê-lo se apaixona, e passa uma noite com ele. Sua tia descobriu e contou para seu marido, que ficou louco de ciúme, mas se conteve e foi falar com que esposa, que falou que o odiava. Ismael falava que sempre soube, mas preferia se calar. Virgínia contou que estava grávida de Elias, Ismael seu marido falou que iria matar a criança, assim que ela completasse 9 meses como ela já tinha matado seus filhos, ela o implorou e pediu que não matasse a criança e sim Elias que ainda que estava na casa. Elias era cego, e não percebeu quando Ismael chagara perto, apontou o revolver e deu um tiro no seu rosto, Elias morre na hora.
Passaram-se 9 meses, chegou a hora da criança nascer para a surpresa de todos não era um menino e sim uma menina e branca, Virgínia ficou furiosa pois desejava um menino, não para ser seu filho, mas para ser um homem, que suprisse seus desejos.
A criança cresceu tornou-se uma linda moça, mas não gostava da mãe, quando criança Ismael a cegou, e falou para ela que ele era branco. Ele a tinha não como filha, mas como mulher, Virgínia descobre e depois de todos esses anos que sentia nojo do esposo, falou para ele que o amava e queria ficar com ele, os dois trancaram Ana Maria a filha dela, numa espécie de caixão de vidro, e subiram para o quarto onde tudo começou.
O livro esteve sob, censura durante dois anos. A história é bastante chocante, vale a pena ler. 

Depoimento da aluna em relação a leitura
A leitura para mim foi uma grande descoberta. Aprendi a gostar de ler, a viajar no mundo dos livros. No começo foi dificil,tinha um pouco de preguiça, mas ao ler o primeiro livro me encantei, foi fascinante. hoje na faculdade, percebo que foi uma das melhores coisas que fiz na vida, me ajudou a interbretar melhor, e compreender o que o texto quer passar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário